Moedas e Maria Luís anunciam conclusões de exames da troika
As conclusões da oitava e nona avaliações da troika ao programa de ajustamento financeiro em Portugal serão hoje apresentadas por Maria Luís Albuquerque e Carlos Moedas, às 18 horas.
© DR
Economia Ajustamento
A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, vão comunicar ao País, pelas 18 horas de hoje, as conclusões da oitava e nova avaliações da troika ao programa de ajustamento financeiro.
O anúncio foi feito pelo Ministério das Finanças e revela que os resultados dos exames do FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia, vão ser conhecidos numa conferência de imprensa na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa.
A meta do défice para 2014, a reforma do Estado e a adopção de um programa cautelar terão sido os temas centrais destas oitava e nona avaliações da troika, as primeiras conduzidas por Paulo Portas, vice-primeiro-ministro, e por Maria Luís Albuquerque.
Poucos dias antes do seu início, Paulo Portas defendeu que o Governo continuava a acreditar, tal como na sétima avaliação do programa, que a meta de 4,5% seria a meta mais adequada do défice para 2014. No entanto, em reacção a estas declarações de Portas, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse que nenhuma decisão estava tomada.
A reforma do Estado terá sido outro dos pontos quentes desta visita da troika, que foi o tema que atrasou a última avaliação, sendo que uma das medidas, a da requalificação, já foi chumbada pelo Tribunal Constitucional.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com