Powell mostra-se prudente em relação a subida das taxas de juro nos EUA
O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, considerou hoje que a subida gradual das taxas de juro pode continuar, mas deu a entender que os aumentos podem abrandar no próximo ano.
© Reuters
Economia Jerome Powell
"As taxas de juro ainda estão baixas para os padrões históricos, um pouco abaixo de um nível que seria neutro para a economia, sem estimular nem abrandar o crescimento", afirmou Powell, num discurso no Clube Económico de Nova Iorque.
As declarações foram proferidas um dia depois de novas críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump à política da Fed, que acusou de estar a cometer um erro ao aumentar as taxas de juro de referência. A taxa de juro diretora fixada atualmente pela Fed é de 2,25%.
O líder da Fed insistiu que o ritmo de "aumentos graduais" das taxas foi concebido para equilibrar os dois riscos, nem demasiado estímulo, nem um abrandamento.
Na sua última reunião, no passado dia 08 de novembro, a Fed deixou os juros de referência inalterados, como se esperava, depois de já os ter aumentado três vezes desde o início do ano.
A próxima reunião de política monetária do banco central norte-americano será no dia 19 de dezembro.
O presidente do banco central disse ainda que não vê "derivas perigosas" nas valorizações bolsistas.
"Do ponto de vista da estabilidade financeira, não vemos atualmente derivas perigosas no mercado de ações", sublinhou Powell.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com