TAP vai pagar 120 milhões da sua dívida a partir de março
A TAP vai pagar 120 milhões de euros de dívida, começando, a partir de março, a pagar uma média de 10 milhões de euros mensais, disse hoje o presidente executivo (CEO) da transportadora aérea, Antonoaldo Neves.
© Lusa
Economia Presidente Executivo
Num encontro com jornalistas, em Lisboa, o CEO referiu que as instituições bancárias "querem emprestar dinheiro à TAP".
"Nós fizemos operações de dívida de carta de crédito de financiamento de aeronaves de mais de mil milhões de euros nos últimos 12 meses", garantiu o gestor, referindo haver bancos que, pela primeira vez, avançaram financiamento, incluindo no Brasil e nos Estados Unidos.
"A TAP tem crédito, vai honrar com o crédito e vai pagar o crédito. É um desafio enorme", resumiu.
Em outubro de 2017, David Neeleman, acionista de referência através do consórcio Atlantic Gateway, informou que a dívida de 600 milhões de euros da TAP começaria a ser abatida em novembro de 2018, com o pagamento de 10 milhões de euros mensais.
O empresário recordou que, aquando da privatização da companhia portuguesa, foram injetados 338 milhões de euros e assumida a dívida de 600 milhões de euros, "principalmente a bancos portugueses".
A Atlantic Gateway detém 45% da TAP, o Estado, através da Parpública, 50%, e nas mãos dos trabalhadores estão 5% do capital.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com