Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 21º

BCP reúne hoje obrigacionistas para analisar fusão com imobiliárias

O BCP realiza hoje uma assembleia-geral para os obrigacionistas se pronunciarem "relativamente aos possíveis prejuízos" de uma fusão por incorporação de duas imobiliárias no banco.

BCP reúne hoje obrigacionistas para analisar fusão com imobiliárias
Notícias ao Minuto

06:20 - 17/12/18 por Lusa

Economia Assembleia Geral

Na convocatória enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) lê-se que os obrigacionistas foram convocados para se pronunciarem "relativamente aos possíveis prejuízos" que possam advir da "fusão por incorporação, mediante transferência global do património, da Sadamora -- Investimentos Imobiliários, S.A. e Enerparcela -- Empreendimentos Imobiliários, S.A., no Banco Comercial Português, S.A".

O banco dá ainda a conhecer aos detentores de obrigações que "o BCP detém integralmente o capital das sociedades a incorporar, informando que a fusão será concretizada sem prévia deliberação das assembleias-gerais das sociedades envolvidas, salvo se detentores de 5% da emissão o requererem".

Em outro documento, em outubro, a instituição explicou que o contrato de compra e venda, segundo o qual o BCP "adquiriu a totalidade das ações representativas do capital social da Sadamora e da Enerparcela", foi outorgado em 08 de outubro deste ano.

As sociedades deixaram, assim, de ser controladas indiretamente pelo banco e passaram a sê-lo diretamente e a 100%.

O BCP passou a controlar a Enerparcela em 2013, depois da compra do fundo Multiusos Oriente. No mesmo ano, o banco adquiriu "em reembolso de crédito próprio" a totalidade das "unidades de participação" do fundo Grand Urban, que detém a Sadamora.

Com a fusão por incorporação, o BCP espera obter "ganhos de eficiência, através da racionalização de processos de governo societário, e das estruturas operativas, de 'backoffice' e outras funções de suporte", segundo um comunicado do banco.

O Jornal de Negócios avançou que o BCP já injetou 40 milhões nestas duas sociedades.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório