Taxa de desemprego na OCDE manteve-se em 5,3%
A taxa de desemprego na OCDE manteve-se em 5,3% em janeiro, mas o número de desempregados aumentou pelo quarto mês consecutivo (para 34 milhões), compensado pela entrada de mais pessoas no mercado de trabalho, foi hoje anunciado.
© Reuters
Economia Janeiro
Num comunicado, a OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico indica que a taxa de desemprego também se manteve na zona euro (em 7,8%), com acréscimos iguais ou superiores a 0,2 pontos percentuais na Áustria, Letónia e Lituânia.
Em sentido contrário, a taxa de desemprego continuou a cair, apesar de um nível elevado, em Espanha (menos 0,2 pontos percentuais para 14,1%).
A taxa de desemprego subiu 0,6 pontos percentuais na Coreia (para 4,4%), 0,2 pontos no Canadá (para 5,8%) e 0,1 pontos percentuais no Japão (para 2,5%) e nos Estados Unidos (para 4%) e desceu 0,2 pontos no México (para 3,4%).
Dados mais recentes indicam que em fevereiro a taxa de desemprego desceu 0,2 pontos nos Estados Unidos (para 3,8%) e manteve-se no Canadá (em 5,8%).
Em janeiro, a taxa de desemprego das mulheres (mais 0,1 pontos para 5,5%) estava 0,3 pontos percentuais acima da dos homens (que se manteve em 5,2%) no conjunto da OCDE e 0,7 pontos percentuais acima na zona euro.
Ao contrário, nos Estados Unidos, a taxa de desemprego das mulheres era inferior em 0,2 pontos percentuais à dos homens. No Japão as taxas de desemprego dos homens e das mulheres eram iguais.
A taxa de desemprego entre os jovens (com idades entre os 15 e os 24 anos) aumentou 0,1 pontos percentuais para 11,3% em janeiro, depois de ter subido 0,2 pontos em dezembro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com