"Turismo está a aproveitar melhor a Primavera árabe"
O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, acredita que Portugal está hoje a tirar mais partido dos fluxos turísticos decorrentes da 'Primavera árabe', ainda que esse fenómeno não justifique a totalidade do crescimento verificado em 2013.
© DR
Economia Adolfo Mesquita Nunes
Em declarações à Lusa, Adolfo Mesquita Nunes considera que os dados mais recentes do turismo português, que tem vindo a bater recordes nos últimos meses, mostram que há um setor em "Portugal que consegue competir com os seus concorrentes europeus e fidelizar os turistas".
"[Temos] um crescimento substancial do número de turistas estrangeiros, nalguns casos igual ou melhor do que os nossos concorrentes europeus, o que significa que estamos a aproveitar melhor do que estávamos há três anos os efeitos da 'Primavera árabe'. Não se pode justificar este crescimento apenas com a 'Primavera árabe' como se não estivéssemos a competir com os restantes países pelo fluxo de turistas que é desviado do Médio Oriente", disse o secretário de Estado do Turismo à Lusa.
Adolfo Mesquita Nunes sublinhou que o Governo "está empenhado em manter e criar as condições para que seja possível manter este ritmo" de crescimento, mas ressalvou que não se deve dar por adquirido o crescimento alcançado até aqui.
"Outro indicador importante é que finalmente começaram a subir os proveitos da hotelaria e o rendimento por quarto, ou seja, temos uma inversão da política de preços baixos que estava a ser praticada ainda que esteja consciente de que não estamos ainda, em termos de preços, ao nível que a hotelaria gostaria de estar e ao nível daquilo que existia antes de 2008", acrescentou o secretário de Estado do Turismo.
Em agosto deste ano, os turistas estrangeiros gastaram 1,344 mil milhões de euros em Portugal, 5,3% acima dos valores registados em igual mês de 2012, de acordo com dados revelados na semana passada pelo Banco de Portugal e que representaram um recorde de receitas num mês de agosto.
No período acumulado entre janeiro e agosto, as exportações do setor totalizaram 6,197 mil milhões de euros, um crescimento de 7,3% face ao mesmo período do ano anterior.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com