Obras públicas contratadas caem 6,5% até fevereiro. Promovidas sobem 270%
O valor dos contratos de empreitadas de obras públicas caiu 6,5% nos primeiros dois meses deste ano, enquanto o montante das obras públicas promovidas aumentou 270%, revelou hoje a Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (Fepicop).
© iStock
Economia Construtora
O aumento homólogo de 270% do valor total de empreitadas lançadas a concurso público em janeiro e fevereiro é justificado pela federação - que reúne as construtoras de obras públicas das associações AECOPS e AICCOPN -- com duas obras de mais elevado montante.
"A empreitada do Prolongamento do Quebra-mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, no valor de 141 milhões de euros, e a empreitada relativa ao Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa - Prolongamento das Linhas Amarela e Verde (Rato - Cais do Sodré), no valor de 120 milhões de euros", são as obras destacadas pela federação em comunicado hoje divulgado.
O consumo de cimento nos primeiros dois meses do ano acompanhou este aumento de atividades, acrescenta a Fepicop, que contabiliza uma subida de 18% para um consumo acumulado de 512,5 mil toneladas.
Sem disponibilizar ainda dados de fevereiro, a federação enaltece o crescimento homólogo de 43% em janeiro do número de fogos licenciados, num total de 1.835.
"Na hipótese de, em termos anuais para 2019, a evolução desta variável se aproximar do crescimento apurado em janeiro, então, concluir-se-ia o ano com um número de fogos licenciados que rondaria o nível obtido em 2009, há uma década atrás, uma hipótese muito promissora para a atividade do setor da construção", acrescenta.
A federação destaca ainda como "menos animadora" a evolução da área licenciada para a construção de edifícios não residenciais, que caiu 25% em janeiro face ao mesmo mês do ano passado.
"Esta informação é ainda provisória e relativamente pouco significativa para ser usada como base para antecipar a evolução anual desta variável, já que a sua volatilidade é significativa ao longo do ano", conclui a Fepicop.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com