Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Concurso de ideias com 75 dias para propostas de habitação acessível

A Câmara do Porto revelou hoje prever para breve a abertura de um concurso de ideias para o projeto de habitação acessível no Monte Pedral, na zona da Constituição, fixando a apresentação de propostas em 75 dias.

Concurso de ideias com 75 dias para propostas de habitação acessível
Notícias ao Minuto

12:59 - 09/04/19 por Lusa

Economia Câmara Municipal

Na reunião pública camarária, o presidente da Câmara, o independente Rui Moreira, anunciou ainda que a instalação de uma residência universitária é uma "decisão absolutamente tomada" relativamente àquele projeto.

O vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, explicou que o concurso de ideias, que "deve ser publicado no Diário da República antes do dia 19", fixa em 75 dias a apresentação das propostas que vão servir de "cardápio" para definir o projeto final para o procedimento de "concessão, operação e exploração" do projeto, que integra a construção de 370 fogos.

Em janeiro, a autarquia anunciou o lançamento de um concurso para ceder em direito de superfície, por um máximo de 50 anos e 72,5 milhões de euros, 400 casas de rendas acessível e 200 de renda livre, no Monte Pedral e no Monte da Bela, este em Campanhã.

Em conferência de imprensa, o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, apontou para 2022 a conclusão do que designou como "a maior operação de arrendamento acessível no país".

O responsável explicou que um dos conjuntos habitacionais, cujo "projeto, construção e exploração" se pretende concessionar a privados, será instalado no antigo Quartel do Monte Pedral, nas ruas de Constituição e Serpa Pinto, ao passo que o outro, também a edificar em terrenos municipais, fica no Monte da Bela, freguesia de Campanhã, na área mais oriental da cidade.

No Monte Pedral a perspetiva é construir 370 habitações, sendo 250 casas para renda acessível e 120 para renda livre.

É em relação a este projeto que será lançado o concurso de ideias.

O investimento total estimado é de 52 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório