A Autoridade Tributária (AT) já começou a enviar os 'cheques' com os reembolsos do IRS para os mais de um milhão de contribuintes que já submeteram a declaração do IRS - e que têm direito ao reembolso. Através do Portal das Finanças pode saber se o seu reembolso já foi emitido e perceber se o dinheiro está, ou não, prestes a cair na conta.
O prazo para o reembolso, sublinhe-se, termina só no final de agosto, mas à semelhança do ano anterior, o Governo tenciona acelerar este processo e devolver o dinheiro aos contribuintes em 11 dias, pelo menos para o que estão abrangidos pelo IRS automático.
Por este motivo, só na terça-feira, receberam 'luz verde' do Fisco 70 mil reembolsos do IRS. E a expectativa é que esta quarta-feira sejam emitidos mais 100 mil e na quinta-feira outros 200 mil, por isso, é provável que o dinheiro chegue à conta de alguns contribuintes ainda no decorrer desta semana.
Porém, tenha presente que o "reembolso de IRS pode ser retido se existirem dívidas fiscais que se encontrem em fase de cobrança coerciva ou a serem pagas em prestações", lembra o portal de literacia financeira da Associação Mutualista Montepio.
Como consultar o estado do reembolso
Em poucos passos pode ficar a saber qual é o estado do seu reembolso, isto é, caso o mesmo já tenha sido emitido. Caso contrário, é normal que o 'valor emitido' esteja a zeros.
A primeira coisa a fazer é abrir o Portal das Finanças. Logo no menu inicial deve selecionar a opção 'finanças' e depois na coluna esquerda 'serviços'. De seguida deve procurar o campo 'movimentos financeiros', na lista que lhe será apresentada por ordem alfabética, e 'informação financeira'.
Depois, terá de iniciar sessão no Portal das Finanças - caso não o tenha feito anteriormente - e selecionar o tipo de imposto, no caso, o IRS, bem como o ano fiscal correspondente. Uma vez que este IRS diz respeito aos rendimentos de 2018, esse é o ano que deve selecionar.
Caso o reembolso já tenha sido emitido - e não esteja a zeros - pode selecionar a opção 'ver detalhe' para obter informação adicional sobre o estado em que se encontra o reembolso.
Descubra ainda quais os documentos que podem ser obtidos de forma gratuita no Portal das Finanças.