Volume de negócios da Portos dos Açores aumenta 7,02% para 20,9 milhões
O volume de negócios da empresa pública Portos dos Açores, responsável pela gestão dos portos na região, foi de 20,9 milhões de euros em 2018, o que revela um acréscimo de 7,02%, anunciou hoje a sociedade anónima.
© iStock
Economia Sociedade
Segundo uma nota de imprensa da Portos dos Açores, registou-se uma evolução "francamente positiva na generalidade das áreas nas quais exerce atividade", tendo-se verificado um acréscimo de 68,29% nos resultados líquidos face ao ano anterior, que se traduziu em mais 5,6 milhões de euros.
A transportadora marítima explicou que a "melhoria verificada" nos resultados "deveu-se, essencialmente, ao aumento do volume de negócios em cerca de 1,4 milhões de euros e à melhoria dos resultados das participadas, com um aumento de 113,86% face ao ano anterior".
Os navios e embarcações entrados nos portos do arquipélago registaram um crescimento de 0,24% face a 2017, mas com "reflexo muito superior em termos da dimensão dos navios e embarcações".
As mercadorias movimentadas aumentaram 4,39% em termos de peso, traduzido em toneladas, destacando-se a carga contentorizada, em que o aumento foi de 5,1%.
"Também em termos do número de unidades movimentadas, medido em unidades TEU', ou seja, unidades equivalentes a contentores de vinte pés, a variação foi da mesma ordem de grandeza, mais 5,03%, sendo o quarto ano de crescimento sucessivo neste segmento", refere-se ainda na nota de imprensa.
A Portos dos Açores sublinhou que o volume de passageiros movimentados em navios atingiu um "novo máximo histórico, superior a 164 mil passageiros, registando-se uma variação "francamente positiva em mais de 20%".
Na área de gestão de marinas e núcleos de recreio náutico, os indicadores "foram também bastante positivos", registando-se um crescimento de cerca de 10% no número de embarcações não locais entradas e de 7,72% no número de tripulantes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com