México elimina tarifas adicionais a importações desde os EUA
O Governo do México saudou hoje a suspensão das tarifas sobre o aço e o alumínio impostas pelos EUA e decretou o cancelamento de medidas recíprocas aplicadas em represália.
© iStock
Economia Importações
O Ministério da Economia do México felicitou, em comunicado, a decisão dos EUA, anunciada na passada semana, de eliminar a partir de hoje as tarifas adicionais sobre aço e alumínio mexicanos, que vigoravam desde junho de 2018.
Em retribuição, o Governo mexicano anunciou hoje que decretou o cancelamento das medidas de represália, que incluíam a imposição de taxas a vários produtos oriundos dos EUA.
As medidas de represália por parte do México aplicavam-se até ao montante equiparável do nível de afetação das tarifas aduaneiras adicionais dos EUA.
O Governo mexicano aproveitou para agradecer ao Governo canadiano por ter mantido uma posição compartilhada em relação à solução para o diferendo comercial com os EUA, o que abriu caminho ao levantamento das tarifas hoje anunciado.
O comunicado do Ministério da Economia do México diz ainda esperar que esta suspensão de tarifas permita dar mais um passo para a ratificação do novo acordo comercial da América do Norte, conhecido como T-MEC e que vem substituir o tratado norte-americano de livre comércio, que datava de 1994 e que caducou em 2018.
O T-MEC já tem a aprovação dos governos do México e do Canadá, bem como a validação do Presidente Donald Trump, mas aguarda ainda a ratificação pelo Congresso dos EUA, que ainda não chegou a um acordo bipartidário para a sua aprovação.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com