SAD do Benfica dispara 3,6% com negócio de João Félix
Títulos da SAD encarnada estão a negociar em máximos de 2010.
© Benfica
Economia Ações
As ações da SAD do Sport Lisboa e Benfica (SLB) abriram em alta, esta quinta-feira, depois de o clube ter oficializado, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que recebeu uma proposta do Atlético de Madrid para comprar o jogador português João Félix.
Há pouco, as ações da SAD encarnada disparavam 3,6% para 3,140 euros, atingindo máximos de abril de 2010, de acordo com a Euronext.
Os contornos do negócio ainda não são completamente claros, mas sabe-se que o clube espanhol apresentou uma proposta que supera o valor da cláusula de rescisão do jogador João Félix - de 120 milhões de euros.
No comunicado enviado ao regulador, o Benfica diz ter recebido uma proposta de 126 milhões sobre o jogador, mas o valor a receber pelo Atlético, na transferência dos direitos desportivos, será de 120 milhões de euros líquidos.
Esta diferença de seis milhões, sublinhe-se, estará relacionada com o facto de o Atlético ter de pagar a um banco internacional que o vai financiar na operação, a título de custos financeiros, de acordo com o ECO. O clube, por seu turno, justifica apenas que o "valor proposto acima da cláusula de rescisão contempla o custo financeiro indexado ao pagamento a prestações previsto nesta proposta", pode ler-se no comunicado.
Do lado do clube português, o que se sabe é que a proposta "se encontra a ser analisada", não prestando mais detalhes sobre os moldes em que o negócio pode acontecer. Considerando os montantes, certo é que, a confirmar-se, esta será a maior transferência de sempre do futebol português.
No entanto, o ECO refere também que, do lado Benfica, o clube terá de pagar uma comissão de 10% ao empresário Jorge Mendes. Já do lado do Atlético, o clube espanhol será ainda sujeito ao pagamento de 1,2 milhões de euros ao FC Porto, a título de compensação pela formação do jogador.
*Cotação das ações atualizada na hora de publicação do artigo, às 08h36.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com