Tome nota: Cinco coisas que deve saber para começar o seu dia
Tome nota dos principais temas da Economia que marcam a agenda desta segunda-feira, dia 1 de julho.
© iStock
Economia Agenda
- Redução de IVA de contadores de luz e gás de potência mais baixa em vigor
A redução do IVA na componente fixa de eletricidade e gás natural para potência contratada até 3,45 kVA entra hoje em vigor, beneficiando mais de três milhões de contratos de eletricidade e um milhão e 400 mil de gás. A aprovação desta medida, prevista no OE2019, ocorreu depois de o Governo ter obtido 'luz verde' do Comité do IVA da Comissão Europeia.
- Arrendamento Acessível entra hoje em vigor
Rendas inferiores a 20% dos preços de mercado e que os arrendatários não suportem uma taxa de esforço superior a 35% são as principais condições do Programa de Arrendamento Acessível, que está disponível a partir de hoje. O preço máximo de renda no Arrendamento Acessível pode variar entre 200 euros para tipologia T0 e 1.700 euros para T5.
- Entra em vigor o novo regime simplificado de cessão de créditos em massa
O novo regime simplificado de cessão de créditos em massa entra hoje em vigor, agilizando a cedência de carteiras compostas por 50 ou mais créditos e com valor superior a 50 mil euros.
- Qual foi o valor da dívida pública até maio?
O Banco de Portugal divulga o valor da dívida pública acumulada até maio, depois de em abril ter atingido um máximo histórico de 252,4 mil milhões de euros. Nesse mês, recorde-se, Portugal emitiu Panda Bonds, e o IGCP realizou também uma operação de troca de dívida de Obrigações do Tesouro.
- Combustíveis mais caros
Os preços dos combustíveis estão mais caros, esta segunda-feira, tal como noticiou o Notícias ao Minuto na sexta-feira. Em causa está uma subida de 1,5 cêntimos no caso do gasóleo e de 2 cêntimos no caso da gasolina.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com