Abono de família tem novidades. Crianças até aos 6 anos vão receber mais
Julho traz novidades em relação ao abono de família. Fique a par das principais alterações.
© iStock
Economia Abono de família
O abono de família tem novidades a partir desta segunda-feira, dia 1 de julho. Uma das alterações prevê que o abono de família atribuído às crianças com idades entre os 4 e os 6 anos seja aumentado. Além disso, o valor passa a ser o mesmo desde o nascimento até aos 36 meses (3 anos).
"A partir de julho de 2019 conclui-se a convergência do valor do abono de família para as crianças dos 12 aos 36 meses com o valor pago às crianças até aos 12 meses, dentro de cada escalão de rendimentos, e é novamente aumentado o valor do abono de família para as crianças dos 4 aos 6 anos", pode ler-se num comunicado do gabinete do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.
De acordo com os números do Governo, estas alterações vão beneficiar 140 mil crianças entre os 12 meses e os 3 anos de idade; 148 mil crianças entre os 4 e os 6 anos de idade e 300 mil crianças com majoração monoparental.
Novos valores entram em vigor esta segunda-feira, dia 1 de julho de 2019.© Reprodução do Guia Prático da Segurança Social
"Concluímos agora em julho um ambicioso programa de apoio às crianças, especialmente àquelas que vivendo em famílias com recursos menos elevados têm maior risco de pobreza. Todos os anos foram cerca de 140.000 que beneficiaram desse apoio. Agora queremos que a melhoria também chegue às crianças até aos 6 anos e já neste ano de 2019. Como já chegou às famílias monoparentais ou ao abono pré-natal, pago para ajudar a preparar a chegada de mais uma criança", refere o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, num vídeo divulgado esta segunda-feira.
Valores pagos do abono de família alargados às crianças até aos 6 anos. #aolharportodos pic.twitter.com/ABjoFSIkjz
— Trabalho PT (@trabalho_pt) 1 de julho de 2019
Recorde-se que o abono de família é uma prestação em dinheiro atribuída mensalmente, com o objetivo de compensar os encargos familiares respeitantes ao sustento e educação das crianças e jovens, conforme se pode ler na página da Segurança Social - onde também pode consultar como aceder a este apoio.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com