Programa StartUp Visa recebe 115 candidaturas e 57 receberam 'luz verde'
O programa StartUp Visa, que pretende captar empreendedores internacionais, contou com 115 candidaturas, das quais 57 obtiveram "decisão favorável" e 15 estão em análise, disse à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Economia.
© iStock
Economia Ministério da Economia
"Até 28 de junho de 2019, em sede de plataforma do Programa StartUp Visa, foram submetidas 115 candidaturas, tendo 57 obtido decisão favorável, e atualmente 15 estão em análise", adianta a mesma fonte.
A maioria das candidaturas aprovadas corresponde a "empreendedores do Brasil, seguindo-se a Rússia e o Irão", adianta.
Este programa "tem como objetivo dar novo impulso à captação de empreendedores internacionais, configurando uma prioridade para o desenho de planos que fomentem a atração desse investimento, capaz de potenciar recursos humanos qualificados que por sua vez promovam projetos de I&D, alargando o ecossistema empreendedor português e participando no crescimento económico e de emprego", refere o Ministério da Economia.
Segundo o ministério tutelado por Pedro Siza Vieira, "a expansão e o crescimento veloz do ecossistema empreendedor português, fomentado e promovido por iniciativa várias como o evento Web Summit, sobressai a necessidade de criação de melhores condições para acolher em Portugal novos projetos empreendedores e inovadores".
É nesse âmbito que foi criado o StartUp Visa, "o de acolher empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal".
Desde o ano passado que jovens empreendedores de todo o mundo que queiram abrir uma empresa inovadora passaram a ter acesso rápido a um visto de residência que lhes permite criar ou mover a 'startup' para Portugal.
Ao investir e criar emprego qualificado, podem integrar uma incubadora da rede Startup Portugal e beneficiar de todos os incentivos e apoios do programa Startup Portugal.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com