Presidente da Reserva Federal diz que taxas de juro podem baixar
O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed) disse hoje que é provável que o banco central possa baixar as taxas de juro pela primeira vez numa década, em face do abrandamento económico e das tensões comerciais.
© Reuters
Economia Jerome Powell
Na entrega do relatório semestral do banco central norte-americano ao Congresso, Jerome Powell disse que desde que os responsáveis da Fed se reuniram no último mês, "as incertezas à volta das tensões comerciais e preocupações acerca do fortalecimento da economia mundial continuam a pesar sobre as perspetivas económicas dos Estados Unidos".
As palavras de Jerome Powell levaram a uma movimentação maior nos mercados de capitais, com a média do Dow Jones a subir 100 pontos ao final da manhã, nos Estados Unidos.
Alguns economistas sugerem que as palavras de Powell tornam uma certeza virtual a baixa da taxa de juro em 0,25% na reunião da Fed este mês, com outros a prever mais cortes.
Paul Ashworth, economista-chefe da Capital Economics, disse pensar que o crescimento económico vá descer abaixo da taxa anual de crescimento de 1% na segunda metade do ano, levando-o a crer que cortes adicionais poderão acontecer em dezembro e em março.
Arshworth disse que uma descida já em julho seria "um seguro contra o risco negativo que os responsáveis da Fed acreditam que estimularam [os riscos] nos meses recentes".
Muitos investidores apostaram numa baixa das taxas de juro este mês. A taxa de referência da Fed encontra-se num intervalo entre 2,25% e 2,5%, depois do banco central norte-americano ter aumentado as taxas de juro quatro vezes no último ano, uma ação que levou a ataques à gestão de Jerome Powell por parte do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Trump argumenta que o banco central cometeu um grande erro ao apertar a concessão de crédito no ano passado e que deveria baixar as taxas de juro agora.
Nas suas palavras ao Congresso, o presidente da Fed não mencionou as palavras críticas de Trump, preferindo saudar o congresso pela "independência" dada à gestão do banco central.
Na quinta feira, Jerome Powell falará ao comité de banca do Senado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com