A procura de crédito para compra de casa e para consumi, por parte de particulares, aumentou ligeiramente no 2.º trimestre, de acordo com os dados revelados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP). No caso das empresas, a procura manteve-se, face aos primeiros três meses do ano.
"No segundo trimestre de 2019 a procura de crédito por parte de empresas manteve-se praticamente inalterada face ao primeiro trimestre do ano. No segmento dos particulares a procura de crédito para aquisição de habitação e para consumo e outros fins aumentou ligeiramente", pode ler-se no documento do supervisor.
De acordo com o BdP, há dois fatores a contribuírem para esta evolução: "Para esta evolução terão contribuído o nível geral das taxas de juro e a confiança dos consumidores, respetivamente", adianta o supervisor.
As previsões para o terceiro trimestre vão no mesmo sentido, pelo menos no que toca ao aumento da procura de empréstimos por parte de particulares para a compra de casa. Relativamente às empresas, está prevista uma diminuição da procura.
"O terceiro trimestre do ano as instituições antecipam uma diminuição na procura de empréstimos pelas PME, assim como de empréstimos de longo prazo a empresas. No segmento dos particulares as instituições antecipam um aumento na procura de crédito à habitação", pode ler-se.