Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Centeno podia integrar um governo de Rui Rio? A resposta do líder do PSD

O líder do PSD vê "melhores empregos e melhores salários" como prioridades para uma possível legislatura, apontando que não basta só criar emprego.

Centeno podia integrar um governo de Rui Rio? A resposta do líder do PSD
Notícias ao Minuto

08:43 - 25/07/19 por Notícias ao Minuto

Economia Rui Rio

O líder do PSD, Rui Rio, divulgou, esta quinta-feira, que as prioridades do seu partido para uma possível legislatura têm como base dois pilares: "melhores empregos e melhores salários", acrescentado que a criação de uma economia mais robusta permite depois "serviços públicos de melhor qualidade", em entrevista à Rádio Observador.

Questionado sobre o cenário económico, Rui Rio adiantou que "há coisas que um Governo só pode resolver com maioria", referindo-se a reformas estruturais através de "acordos alargados" na Segurança Social ou na descentralização, por exemplo.

Sobre a greve dos motoristas, prevista para o dia 12 de agosto, o líder do PSD diz "não estar tranquilo, depois da experiência que tivemos em abril". Por esse motivo, espera que o Governo possa assumir um papel de "intermediação entre as partes" para que a greve não seja "um problema sério para o país", salientando também a importância do Executivo na "definição dos serviços mínimos".

Centeno podia integrar um governo de Rui Rio?

O líder do PSD não tem dúvidas: "Não, porque aquilo que fez [Mário Centeno] na política fiscal, apesar do controlo do défice, não foi [feito] da forma como eu entendo que deve ser. Não seguiu aquilo que nós entendemos que deve ser feito", referiu Rui Rio.

Ainda assim, sobre a possibilidade o atual ministro das Finanças, Mário Centeno, vir a integrar o Fundo Monetário Internacional (FMI), substituindo a diretora-geral Christine Lagarde, Rio diz que o ministro das Finanças pode contar com o seu apoio.

"Salvo situações absolutamente extraordinárias, eu apoio qualquer português que tenha condições de ocupar um cargo de funções internacionais, o que se aplica aqui. Se Centeno tiver reais possibilidades terá o meu apoio", apontou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório