A sua assinatura "vale ouro". Tenha atenção aos contratos que assina
Estar alerta e conhecer todos os pontos de um contrato, antes de assiná-lo, é meio caminho para evitar problemas.
© iStock
Economia Contratos
O que deve saber em qualquer circunstância é que a sua assinatura "vale ouro", porque quando assina um documento significa que concorda com o que lá está escrito. Ora, quando está a contratar serviços este pormenor ganha uma importância acrescida e, por isso, deve estar alerta.
O Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da DECO sublinha que é importante os consumidores terem a certeza daquilo que estão a contratar, porque 'rasgar' determinados contratos pode comprometer as finanças pessoais.
"Tenha consciência, de que ao assinar um documento, está a dar o seu consentimento a esse mesmo contrato, ou seja, está a comprometer-se a cumprir todos os deveres que lá se encontram previstos. Pôr fim ao contrato pode ser um pesadelo e representar um 'rombo' para as suas finanças", adianta o GAS.
E isto aplica-se a tudo. Seja um contrato de arrendamento, um contrato com a companhia de eletricidade ou até com a operadora de telecomunicações - e, neste caso, é ainda mais importante estar informado.
"Assim, cuidado com os telefonemas e com o vendedor insistente que bate à sua porta, a vender serviços, com preços, tarifas demasiado boas para serem verdade. Não vá em conversas, não se deixe impressionar e em caso de querer mesmo avançar, tenha na sua posse toda a informação e a consciência do passo que está a dar: consumidor informado vale por dois", sublinha o gabinete.
O conselho é simples: tenha atenção, leia bem e assine só o que merece o seu consentimento.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com