Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Na semana antes da greve, gasolina fica mais cara mas gasóleo não mexe

O preço da gasolina vai sofrer um ligeiro aumento no arranque da próxima semana, mas o do gasóleo deverá manter-se nos níveis atuais.

Na semana antes da greve, gasolina fica mais cara mas gasóleo não mexe
Notícias ao Minuto

11:23 - 02/08/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Combustíveis

A estimativa inicial, ao início da manhã, apontava para um aumento dos preços dos combustíveis, mas o os cálculos mais recentes, que têm em conta a variação da matéria-prima esta sexta-feira, revelam que o preço do gasóleo se deverá manter, enquanto o da gasolina deverá registar um aumento ligeiro, de meio cêntimo, confirmou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.

Quer isto dizer que o preço do gasóleo simples deverá continuar a rondar os 1,35 euros por litro, enquanto o da gasolina deverá subir ligeiramente para 1,52 euros por litro.

Se antes as previsões apontavam para um crescimento mais acentuado dos preços, agora o cenário é diferente, em grande parte por causa da queda acentuada do preço do petróleo nos mercados internacionais, por causa das tensões comerciais entre os EUA e a China. 

Trump escreveu na rede social Twitter que os EUA iam instaurar tarifas aduaneiras suplementares de 10% sobre importações chinesas, que ascendem a 300 mil milhões de dólares (271 mil milhões de euros), que até aqui não estavam sujeitas a esta imposição, no contexto da guerra comercial.

Estas variações acontecem também numa semana em que os portugueses se preparam para a greve dos motoristas. O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, recomendou que os portugueses abastecessem as suas viaturas antes da greve, para limitar o seu impacto

A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) recomendou um reforço das reservas de combustível, por parte dos postos de abastecimento, e as empresas petrolíferas vão responder à altura, pelo menos é essa a garantia deixada pela Associação Portuguesa De Empresas Petrolíferas (Apetro).

Para já, ainda não foram definidos os serviços mínimos que os motoristas terão de cumprir na greve, que será por tempo indeterminado. Esta tarefa ficará a cargo do Governo, depois de os sindicatos e a ANTRAM não terem chegado a um acordo. 

[Notícia atualizada às 13h57]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório