Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Como ter boas férias sem afetar a sua carteira

Um artigo de opinião, com várias dicas, assinado por João Morais Barbosa, Administrador Reorganiza.

Como ter boas férias sem afetar a sua carteira
Notícias ao Minuto

11:50 - 16/08/19 por Notícias Ao Minuto

Economia Artigo de opinião

"O período de férias de verão é tipicamente um período de algum descontrolo financeiro. Por algum motivo, quando estamos de férias tendemos a dar férias à prudência e às boas práticas de gestão do nosso dinheiro. Mas será que é preciso abrir a porta aos problemas financeiros? E será que isso vale a pena?

Para que servem as férias?

Uma pergunta com uma resposta óbvia. As férias servem para descansar. Mas existem muitos tipos de descanso. Alguns valorizam ficar duas semanas sem fazer absolutamente nada. Outros, procuram uma ocupação mais lúdica, aproveitando mais tempo livre para ler, passear e aproveitar bons momentos em família. Cada família tem as suas tradições e é importante perceber o que é mais valorizado. Talvez fazer uma lista das coisas que mais gosta de fazer ou recordar-se das características das férias de que mais gostou. Com alguma probabilidade irá perceber que se recordará dos bons momentos em família e não tanto das coisas que comprou.

Faça as contas antes de ir de férias

Entrar em férias não tem de ser sinónimo de descontrolo financeiro. É fundamental que perceba quanto pode gastar, não esquecendo que após as férias existirão algumas despesas que poderão ser avultadas e para as quais é preciso disponibilidade financeira (por exemplo, para pagar os manuais escolares). De notar que o primeiro passo é perceber quanto podemos gastar, para ter um teto máximo para as despesas, não significando isso que temos de gastar todo o dinheiro. Com base neste orçamento, estará em condições de definir o destino e as várias despesas do dia a dia.

Pague antes das férias

Diz-nos a economia comportamental que temos muito mais prazer quando gozamos do consumo que já está pago. Ou seja, gozamos mais as férias se fizermos o pré-pagamento pelas despesas mais avultadas, evitando assim a sensação do contador e a sensação de culpa. Se valorizamos determinada despesa e se temos orçamento para a suportar, não temos de nos sentir culpados. Por outro lado, se optamos por fazer férias a crédito acabamos por sentir uma dor enorme quando temos de pagar pelas férias quando já foram há muito.

Cuidado com as pequenas despesas

Todos conhecemos as grandes despesas que fazemos e não temos grandes surpresas. No entanto, as pequenas despesas acabam por levar uma grande parte do nosso orçamento. Nas férias, falamos dos jantares em restaurantes que não valem o preço, das bolas de Berlim e dos gelados na praia, a ida aos parques aquáticos ou os brinquedos que compramos para os miúdos. Tantas pequenas despesas que no final de contas são grandes despesas e que temos de considerar no nosso orçamento para não ter surpresas."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório