Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PSP revela sistema de clonagem de cartões bancários - e deixa conselhos

A Polícia de Segurança Pública deixa alguns conselhos para evitar ser alvo de uma tentativa de fraude na utilização do cartão bancário.

PSP revela sistema de clonagem de cartões bancários - e deixa conselhos
Notícias ao Minuto

11:49 - 30/08/19 por Notícias ao Minuto

Economia Cartões bancários

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou, na quinta-feira, para eventuais fenómenos criminais utilizando cartões bancários, que podem ser 'travados' com a prevenção por parte dos cidadãos. Em causa está o facto de ter sido colocado um sistema de clonagem de cartões num terminal de multibanco.

O caso aconteceu no dia 21 de agosto, em Lisboa, local onde foi detetado o sistema que era composto por um "leitor de banda magnética e dispositivo de gravação de imagem, para registo do código PIN", conforme se pode ver na imagem em cima.

Porém, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a PSP admite que não existe um aumento significativo deste tipo de criminalidade.

As autoridades deixam alguns conselhos que podem ser importantes para evitar este tipo de situações: 

  1. Ao dirigir-se ao ATM, verifique a presença/proximidade de indivíduos suspeitos com eventual interesse nas suas movimentações;
  2. Observe atentamente o ATM, de forma a tentar perceber se existe alguma anomalia na estrutura, como peças soltas, cor do plástico 'diferente', teclado e ranhura de introdução do cartão com folgas, presença de camara de filmar e/ou danos visíveis. Em caso afirmativo, não toque na estrutura e informe a PSP.
  3. Proteja/oculte a marcação do código PIN com a mão, de forma a não ser registado por eventual microcâmara de filmar colocada pelos suspeitos.
  4. Se o cartão ou o dinheiro ficarem retidos, informe de imediato a entidade bancária e verifique a presença de eventuais suspeitos, mesmo que surjam sob o pretexto de ajudar.
  5. Verifique com frequência as movimentações bancárias.
  6. O código PIN nunca deve estar escrito no próprio cartão.
  7. Evite a utilização de ATM´s em locais isolados e de pouca iluminação.
  8. Não abandone os talões de registo de operações no Multibanco.
  9. No pagamento com os cartões de débito/crédito, em estabelecimentos ou outros locais,  não “os perca de vista”.
  10. No pagamento de compras na internet, se for usar o número de cartão e o código CCV, pois há casos em que é possível o pagamento através de emissão por referência a pagar em MB, privilegie os cartões virtuais, com quantias aproximadas do valor da compra.
  11. Ainda quanto ao pagamento em sítios/lojas online, confira sempre se são verdadeiros e seguros. Em caso de dúvida tente pesquisar se há comentários ou observações sobre os mesmos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório