Próxima recessão a caminho? Três (possíveis) respostas sobre uma crise
Os economistas têm vindo a alertar que a próxima recessão poderá chegar já no próximo ano.
© iStock
Economia Recessão
As expectativas dos economistas têm vindo a apontar para que os EUA entrem em recessão no próximo ano, enquanto a Alemanha também já anda lá perto, como escreve a Bloomberg. Em cima da mesa estão questões como a desaceleração da economia mundial, as tensões comerciais entre os EUA e a China e entre outras questões.
Certo é que as previsões são mais ou menos unânimes: uma nova recessão poderá estar mesmo a caminho. Por isso, a Bloomberg preparou um conjunto de perguntas e respostas sobre estes períodos económicos, das quais lhe apresentámos três:
- É possível evitar uma recessão? Provavelmente não, como escreve a agência de notícias financeiras. "Recessões seguem-se a expansões e vice-versa", pelo que o importante é perceber quando chegam e quanto tempo duram.
- O facto de os EUA entrarem em recessão significa que o resto do mundo também vai entrar? Uma coisa não implica a outra. Até porque, escreve a Bloomberg, os EUA já registaram 11 recessões desde a segunda guerra mundial, enquanto no mesmo período houve apenas quatro recessões mundiais.
- A próxima recessão será grande? Esta é a resposta que todos querem ter, mas a Bloomberg diz que é "impossível saber". Há bons indicadores, mas também há maus, por isso é uma incógnita.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com