Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal é o primeiro país a receber prémio 'Destino Turístico Acessível'

Portugal é o primeiro país a receber o prémio 'Destino Turístico Acessível 2019' da Organização Mundial do Turismo (OMT), que reconhece o esforço na promoção de acessibilidades, anunciou esta terça-feira o Governo.

Portugal é o primeiro país a receber prémio 'Destino Turístico Acessível'
Notícias ao Minuto

21:53 - 10/09/19 por Lusa

Economia Turismo

"Portugal é o único país a receber esta distinção, que é atribuída pela primeira vez este ano pela OMT em parceria com a Fundação ONCE, e que reconhece o esforço de Portugal na promoção da acessibilidade no Turismo", avançou, em comunicado, o Ministério da Economia.

A distinção foi esta terça-feira entregue durante a 23.ª assembleia-geral da OMT, em São Petersburgo, na Rússia.

De acordo com o Governo português, só na Europa existem 90 milhões de turistas com necessidades específicas de mobilidade, "pelo que esta distinção é muito importante para posicionar Portugal como líder na acessibilidade".

Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, citada no mesmo documento, este prémio constitui "um grande impulso para que Portugal se torne o destino mais inclusivo do mundo".

Apesar de considerar que esta é "uma questão de cidadania", a governante admitiu que "ainda há muito a fazer", sublinhando que "quem perde esta carruagem perde o comboio".

Por sua vez, a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, defendeu que este é o reconhecimento "de um trabalho sólido e estruturado" que Portugal tem realizado em matéria de acessibilidades.

Esta governante destacou ainda o programa Mais Acesso, que irá apoiar projetos de promoção de acessibilidades em cerca de 50 municípios num valor global de 15 milhões de euros, bem como a realização de levantamentos globais das condições de acessibilidade do edificado público.

"Este Governo tem dado passos seguros no sentido de transformar Portugal num verdadeiro país inclusivo. É um caminho sem retorno, pois a isso nos obrigam todos aqueles para quem trabalhamos", afirmou Ana Sofia Antunes.

Paralelamente, em 2016 foi lançado o programa 'All for All' (tudo para todos), com o objetivo de capacitar a oferta turística portuguesa e de criar roteiros acessíveis em todo o país.

Segundo os dados do Ministério da Economia, até ao momento foram apoiados 116 projetos, que representam um investimento de 20 milhões de euros e que receberam um apoio de 14 milhões de euros.

Entre estes encontram-se a criação de acessibilidades no Castelo de São Jorge, em Lisboa, no Convento de Cristo, em Tomar e nas Caves Calém, em Vila Nova de Gaia.

Neste âmbito foi também lançado o portal 'Tur4All' (turismo para todos), que permite conhecer a oferta hoteleira, de restauração e cultura para pessoas com "necessidades específicas de mobilidade em Portugal e Espanha".

Nas escolas de Turismo, por seu turno, passou a ser incluído um módulo dedicado ao turismo acessível e, além do programa Praia Acessível, foi este ano lançado o Festivais + Acessíveis, que visa distinguir eventos que apresentem "condições de acessibilidade para pessoas com necessidades específicas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório