BCE corta taxa de depósito pela 1.ª vez desde 2016 e lança mais estímulos
O BCE cortou a taxa de depósito para -0,5%, esta quinta-feira, pela primeira vez desde 2016, ao mesmo tempo que lançou um novo programa de alívo quantitativo. O objetivo é estimular a economia da zona euro numa altura em que as previsões apontam para uma desaceleração.
© DR
Economia BCE
O Banco Central Europeu (BCE) cortou a taxa de juros dos depósitos bancários para -0,5% na reunião de política monetária que terminou esta quinta-feira, ao mesmo tempo que lançou um novo programa de alívo quantitativo. De acordo com o Financial Times, esta é a primeira vez desde 2016 que o banco central corta esta taxa de juro, numa tentativa de estimular a economia da zona euro.
A par desta decisão, a instituição liderada por Mario Draghi - que está de saída para dar lugar a Christine Lagarde - anunciou também um novo programa de compra de ativos no valor de 20 mil milhões de euros por mês, que começará a 1 de novembro.
Poucos minutos depois de ter sido conhecida a decisão, o euro desvalorizava 0,3% contra o dólar para 1,0975, de acordo com o Investing.
O presidente do BCE, Mario Draghi, participa pela penúltima vez na reunião de política monetária - a última será em 24 de outubro - antes de passar o cargo no final do mês aa Lagarde.
Em reação à decisão do BCE, Marchel Alexandrovich, economista sénior da Jefferies, disse ao Guardian que o BCE lançou um "pacote agressivo de medidas de flexibilização".
Os analistas tinham referido que seria necessário satisfazer as altas expectativas dos mercados - alimentadas pelo próprio BCE -, através da adoção da resposta adequada à conjuntura da zona euro, de abrandamento, mas ainda não imediatamente ameaçada por uma recessão.
Acompanhe aqui, em direto, a conferência de imprensa de Mario Draghi:
Leia Também: BCE realiza reunião da política monetária e anuncia projeções económicas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com