Usa homebanking ou faz compras online? Eis o que muda a partir de amanhã

Sistemas de pagamentos têm novas regras a partir de sábado, dia 14 de setembro. Saiba o que muda com a 'autenticação forte'.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
13/09/2019 10:18 ‧ 13/09/2019 por Notícias ao Minuto

Economia

pagamentos

Há novas regras a partir de amanhã, dia 14 de agosto, no que diz respeito ao sistema de pagamentos, por causa da entrada em vigor da nova Diretiva dos Sistemas de Pagamentos (DSP2). A par do fim dos levantamentos com caderneta, também os acessos ao homebanking ou a app do banco vão sofrer alterações. 

"A partir de agora, os bancos e demais prestadores de serviços de pagamento na União Europeia, estão obrigados a proceder à 'autenticação forte' dos seus clientes quando estes acederem online à sua conta; quando iniciarem um pagamento eletrónico; ou quando realizarem uma ação que possa envolver risco de fraude ou outros abusos", refere o Banco de Portugal, em comunicado

Então, o que muda?

Para aceder ao seu homebanking ou à app do seu banco, ou para fazer compras ou pagamentos online, entre outras operações, pode ser-lhe pedido, por exemplo, além da habitual palavra-passe: um código enviado por SMS para o seu telemóvel ou um elemento biométrico, como a sua impressão digital.

Este processo não é novo, pode já ser utilizado por alguns bancos. A diferença é que "a partir de agora, este procedimento será obrigatório em grande parte das operações de pagamento eletrónico e no acesso online à sua conta, mesmo que apenas para consulta dos seus movimentos", adianta o BdP

Para consultar mais informações sobre estas novas regras, pode consultar aqui o guia preparado pelo Banco de Portugal. 

Utilização de dados do cartão nas compras 'online' com "dias contados"

Para já, os clientes poderão continuar a utilizar os dados do cartão para fazer pagamentos 'online', mas apenas durante um período limitado de tempo a definir ainda "nas próximas semanas" pela Autoridade Bancária Europeia, de acordo com informação divulgada pelo BdP.

Este período que será dado aos comerciantes visa minimizar o impacto do novo enquadramento regulamentar no comércio 'online', dando um tempo adicional aos comerciantes para que se adaptem e apliquem também eles a autenticação forte nas compras 'online' com cartão.

Em comunicado hoje divulgado, o BdP, lembra que a partir de sábado, os prestadores de serviços de pagamento (incluindo bancos) devem efetuar a chamada "autenticação forte" dos seus clientes sempre que estes: acedam 'online' à sua conta de pagamento, iniciem uma operação de pagamento eletrónico ou realizem uma ação, através de um canal remoto, que possa envolver risco de fraude no pagamento ou outros abusos.

Leia Também: Bancos acabam com levantamentos com cadernetas. DECO exige esclarecimento

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas