Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Três propostas de compra da francesa Aigle Azur já estão a ser analisadas

O Tribunal do Comércio de Evry, na região de Paris, está hoje a analisar três das propostas de oferta feitas à companhia aérea francesa Aigle Azur, que está em processo de falência desde 02 de setembro.

Três propostas de compra da francesa Aigle Azur já estão a ser analisadas
Notícias ao Minuto

14:45 - 16/09/19 por Lusa

Economia Aviação

Na corrida, como potenciais interessados estão a Air France e o grupo Dubreuil, bem como "uma transportadora aérea" que a agência AFP confirmou ser a britânica Easyjet.

A decisão poderá ser posta à aprovação, mas o tribunal poderá também designar a partir de hoje um comprador ou mesmo decidir pela liquidação da Aigle Azur, que transportou 1,88 milhões de passageiros no ano passado, sobretudo para e da Argélia, Líbano, Portugal, Rússia, Brasil e Mali.

O secretário de Estado dos Transportes francês, Jean-Baptiste Djebbari, disse à CNews no domingo à noite que "há duas ofertas em apreciação: duas ofertas de companhias aéreas francesas que mantêm a ligação ao Governo".

O governante disse ainda que há uma outra oferta de "uma transportadora estrangeira".

Fontes ligadas ao processo garantiram à AFP que o candidato estrangeiro interessado na Aigle Azur é a britânica Easyjet.

O governante referiu também que os candidatos eram a "Air France" e "o grupo Dubreuil", detentor maioritário da Air Caraïbes, através da sua filial "French Bee", que "são capazes também de fazer uma proposta conjunta".

Na semana passada, o grupo Dubreuil manifestou interesse em adquirir as rotas de longo curso para o Brasil e Mali, bem como ficar com "uma centena" de empregados.

Já a Air France confirmou à AFP ter avançado com uma oferta, sem que tenha dado mais pormenores.

Na terça-feira, a companhia aérea francesa Aigle Azur, informou que recebeu 14 manifestações de interesse, sem que nenhuma delas previsse a compra da totalidade do grupo.

São "essencialmente" manifestações de interesse de compra de "ativos isolados", disse então a transportadora aérea em comunicado, adiantando que também existem "projetos de compra mais globais".

As manifestações de interesse em relação à Aigle Azur surgiram no âmbito do processo iniciado pelo administrador de insolvência designado para administrar a companhia aérea francesa.

No domingo, fontes ligadas ao processo confirmaram à AFP que a manifestação de interesse do fundo americano Cyrus Capital Partners, de um conjunto de 14, tinha sido retirada.

Há duas semanas, além da Air France, surgiram notícias de que a Gérard Houa, um dos atuais acionistas da Aigle Azur (com 20% do capital), do grupo Dubreuil, casa-mãe das companhias Air Caraïbes e French Bee e do fundador da Airlinair e antigo dirigente da Air France Lionel Guérin tinham manifestado interesse.

Outras manifestações de interesse, algumas das quais não se traduziram em propostas mais firmes, chegaram da espanhola Vueling, que em agosto, a poucos dias da suspensão dos pagamentos, tentou comprar uma parte do negócio.

Em 07 de setembro, a Aigle Azur cancelou todos os voos devido a problemas financeiros, noticiou a agência AP, sendo que de entre os voos suspensos estavam as ligações a Portugal, Mali, Brasil e à Ucrânia.

A transportadora francesa voava para os aeroportos de Faro, Funchal e Porto, em Portugal.

A Aigle Azur emprega 1.150 pessoas e operava voos entre vários destinos, incluindo entre França e Argélia, mas também conta com rotas para o Brasil, China, Rússia e outros países.

Um dos principais ativos da Aigle Azur são os 'slots' (direitos de descolagem/aterragem) que detém no aeroporto de Orly, em Paris.

O maior acionista da empresa é a chinesa HNA, que também já foi detentora de uma participação na TAP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório