Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Por causa do PIB, pensões voltam a subir no próximo ano

A taxa de crescimento do PIB do ano passado e de 2017 foram revistas em alta pelo INE na segunda-feira.

Por causa do PIB, pensões voltam a subir no próximo ano
Notícias ao Minuto

08:26 - 24/09/19 por Notícias ao Minuto

Economia Pensões

Segunda-feira foi dia de o Instituto Nacional de Estatísticas libertar uma série de dados económicos, um dos quais que aponta para uma revisão em alta do crescimento económico do ano passado para 2,4% e de 2017 para 3,5%. Este número significa também que as pensões vão ter um aumento no próximo ano decorrente da aplicação da lei, uma garantia deixada pelo primeiro-ministro, na segunda-feira. 

"As consequências da atualização que o INE fez do crescimento é que agora já temos a certeza que mesmo que o crescimento do segundo semestre fosse zero, pelo terceiro ano consecutivo teremos atualização das pensões, com ganhos para todos os pensionistas. E isto é histórico", disse António Costa, no debate entre os principais candidatos com assento parlamentar. 

Isto porque a lei prevê que se use o crescimento real do PIB na fórmula da atualização das pensões. O crescimento real do PIB é "correspondente à média da taxa do crescimento médio anual dos últimos dois anos, terminados no 3.º trimestre do ano anterior àquele a que se reporta a atualização ou no trimestre imediatamente anterior, se aquele não estiver disponível à data de 10 de dezembro", de acordo com o portal EI. . 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório