Há embalagens de alimentos em Portugal que já têm o nutri-score, uma espécie de logótipo com cores que classifica a qualidade nutricional dos alimentos, como explica a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).
Trata-se de um logótipo retangular, com cinco cores (verde, verde-claro, amarelo, laranja e vermelho), ligadas, por sua vez, às letras A a E. "Com esta escala, pretende-se mostrar a qualidade nutricional dos alimentos e, ao mesmo tempo, apostar numa interpretação fácil e rápida", adianta a DECO.
Em França, o nutri-score é amplamente utilizado e a DECO defende que harmonizar estes padrões seria vantajoso, porque a forma como este tipo de informação é disponibilizada em Portugal pode gerar confusão.
Nous allons apposer sur 7000 produits à marque Carrefour l’étiquetage nutritionnel #Nutriscore d’ici 2022 ! Y compris sur nos marques #CarrefourBio & #CarrefourVeggie pic.twitter.com/kMP3UDXMc3
— Carrefour (@CarrefourFrance) September 20, 2019
"Portugal convive com vários tipos de sinalética para comunicar os valores nutricionais dos géneros alimentícios, o que pode gerar alguma confusão. A harmonização seria vantajosa. De acordo com um estudo de 2017, encomendado pela Direção-Geral da Saúde, 40% dos inquiridos em Portugal não compreendem a informação nutricional nos rótulos. O Nutri-score é precisamente uma tentativa de ajudar o consumidor a compreender a mensagem, ajudando-o a tomar as melhores decisões", aponta a DECO.
A associação chama atenção para o facto de estar a decorrer uma petição pelo nutri-scope, para que se torne obrigatório no espaço dos 28 países da UE.