Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Este logótipo pode "ajudar o consumidor a compreender a mensagem"

Trata-se de uma sinalética que classifica a qualidade dos alimentos. De acordo com a DECO, em Portugal já há alimentos com o nutri-score.

Este logótipo pode "ajudar o consumidor a compreender a mensagem"
Notícias ao Minuto

09:42 - 25/09/19 por Notícias ao Minuto

Economia logótipo com cores

Há embalagens de alimentos em Portugal que já têm o nutri-score, uma espécie de logótipo com cores que classifica a qualidade nutricional dos alimentos, como explica a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). 

Trata-se de um logótipo retangular, com cinco cores (verde, verde-claro, amarelo, laranja e vermelho), ligadas, por sua vez, às letras A a E. "Com esta escala, pretende-se mostrar a qualidade nutricional dos alimentos e, ao mesmo tempo, apostar numa interpretação fácil e rápida", adianta a DECO. 

Em França, o nutri-score é amplamente utilizado e a DECO defende que harmonizar estes padrões seria vantajoso, porque a forma como este tipo de informação é disponibilizada em Portugal pode gerar confusão. 

"Portugal convive com vários tipos de sinalética para comunicar os valores nutricionais dos géneros alimentícios, o que pode gerar alguma confusão. A harmonização seria vantajosa. De acordo com um estudo de 2017, encomendado pela Direção-Geral da Saúde, 40% dos inquiridos em Portugal não compreendem a informação nutricional nos rótulos. O Nutri-score é precisamente uma tentativa de ajudar o consumidor a compreender a mensagem, ajudando-o a tomar as melhores decisões", aponta a DECO. 

A associação chama atenção para o facto de estar a decorrer uma petição pelo nutri-scope, para que se torne obrigatório no espaço dos 28 países da UE. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório