Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Já declarou o beneficiário efetivo? Prazo está a terminar

Até ao momento, foram já submetidas mais de 378 mil declarações.

Já declarou o beneficiário efetivo? Prazo está a terminar
Notícias ao Minuto

10:37 - 08/10/19 por Melissa Lopes

Economia Declaração

O Governo relembra que as entidades obrigadas a declarar o beneficiário efetivo devem fazê-lo até 31 de outubro, no caso de serem sociedades comerciais, representações permanentes e cooperativas. Ou até 30 de novembro para as restantes entidades, como por exemplo, as associações, as fundações e os fundos,

O Registo Central do Beneficiário Efetivo (RCBE), refere o gabinete do Ministério da Justiça numa nota enviada às redações, resulta da Lei que transpôs para a legislação nacional a diretiva comunitária sobre combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

De acordo com a tutela, o RCBE "pretende reunir a informação exata e atual sobre a pessoa ou as pessoas singulares que, ainda que de forma indireta ou através de terceiros, detenham a propriedade ou o controlo efetivo das entidades jurídicas". 

Neste âmbito, o Instituto de Registos e Notariado criou um guia que reúne toda a informação sobre o RCBE e ao qual pode aceder para esclarecer todas as suas dúvidas, nomeadamente como preencher a declaração e quem está obrigado a fazê-lo. 

Saiba ainda que o Registo de Beneficiário Efetivo é gratuito, exceto nas seguintes situações: quando a declaração, inicial ou de atualização, é feita fora dos prazos (neste caso, tem o custo de 35 euros); ou quando a declaração é feita com preenchimento assistido, num balcão do IRN, tendo um custo de 15 euros.

Até ao momento, adianta ainda o Governo, foram já submetidas mais de 378 mil declarações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório