Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Perdeu o telemóvel ou foi roubado? DECO dá cinco conselhos

Tome nota do que pode fazer no caso de perder o seu telemóvel, de modo a tentar recuperá-lo.

Perdeu o telemóvel ou foi roubado? DECO dá cinco conselhos
Notícias ao Minuto

09:27 - 10/10/19 por Notícias ao Minuto

Economia Telemóvel

O telemóvel é a ferramenta de trabalho para muitos. Se antes precisávamos de agenda, carteira ou bloco de notas, hoje em dia isso está tudo no telemóvel e, por isso, é perder os conteúdos que lá estão pode ser uma verdadeira dor de cabeça. 

Por esse motivo, evitar o roubo ou a perda do aparelho é sempre o primeiro passo e, neste sentido, deve adotar algumas medidas defensivas como, por exemplo, guardá-lo num local seguro. 

Mas há mais. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) aponta cinco medidas que devem ser tomadas logo após a compra do aparelho:

  1. Peça fatura aquando da compra: se o fizer, está não só a assegurar a garantia do produto, mas também terá um meio de prova de que é o proprietário do aparelho, pois a fatura tem o seu número de série.
  2. Anote e guarde o IMEI em local seguro: o IMEI é o código digital único de cada telemóvel, um código de 15 números que o identifica.
  3. Bloqueie o ecrã com recurso a um código PIN ou outro método, mas evite usar apenas o bloqueio por padrão, pois é pouco seguro. Desta forma, se o telemóvel for roubado, vai ser mais difícil a sua utilização, mesmo que esteja ligado.
  4. Instale a aplicação "Find my Device", se tiver um aparelho com sistema operativo Android e ative a localização remota dos dispositivos. No iPhone, certifique-se de que tem ativa a opção 'Encontrar iPhone'. Pode aceder-lhe em Definições > Privacidade > Serviços de localização > Serviços do sistema. Se deixou o telemóvel nalgum sítio ou se este foi roubado, com esta app ou outras aplicações com funcionalidades antirroubo poderá ver a sua localização exata através de um computador ou outro dispositivo. Além de localizar o aparelho, poderá também fazer soar um alarme, bloquear o ecrã ou até apagar todos os dados do telemóvel e restaurar as definições de fábrica. Note que estas opções só estarão disponíveis se o aparelho estiver ativo e com ligação à Internet. Alguns fabricantes têm apps semelhantes. A Samsung, por exemplo, disponibiliza o serviço 'Find my mobile' que permite fazer uma cópia de todos os dados antes de os apagar e impossibilita que o telemóvel seja desligado com o ecrã bloqueado.
  5. Faça cópias de segurança: às vezes, mais do que o valor do próprio smartphone, a maior perda está no conteúdo nele armazenado, como contactos, fotos e vídeos. Por isso, faça um 'backup' de toda essa informação com alguma regularidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório