Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"União bancária tem sido muito lenta a avançar"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou aos jornalistas sobre os sistemas financeiros e a Europa.

"União bancária tem sido muito lenta a avançar"
Notícias ao Minuto

18:33 - 11/10/19 por Notícias Ao Minuto

Economia Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas, à margem do encontro do Grupo de Arraiolos, em Atenas, na Grécia, e referiu que "ou a Europa consegue encurtar caminho, decidir avançar neste novo ciclo que se inicia e reganhar peso no mundo, ou então é uma oportunidade perdida", deixando ainda a ideia que a "Europa existe para os europeus".

"Se os europeus, cada um deles, não percebe a importância da Europa, a utilidade da Europa nas suas vidas, então não vale a pena ter reuniões e ter cimeiras ao mais alto nível porque isso não diz nada à vida das pessoas", considerou o Presidente da República.

Quanto à ideia que desenvolveu acerca dos bancos e banqueiros não terem aprendido com a crise, Marcelo reiterou que, a nível mundial, teme "que algumas das lições da crise  - em termos do aumento de controlo que há pelas opiniões públicas em relação à atuação dos bancos - que isso não tenha sido percebido pelos sistemas financeiros", acrescentando que hoje "há um grau de exigência, de transparência e de responsabilidade crescente que é exigido ao sistema financeiro e isso é importante também a nível europeu, porque estamos a falar na união bancária" e esta "tem sido muito lenta a avançar". 

Para Marcelo, "o avançar de uma forma lenta quer dizer que uma peça fundamental do processo europeu não está a avançar", afirmou ainda, esclarecendo que está a pensar "mais no problema de integração a nível europeu, portanto da união bancária, e também do relacionamento a nível mundial".

Já quanto à convergência da Europa com os Estados Unidos, o Presidente considera que esta tem de "ser uma relação que não dependa, em cada momento, de quem é Chefe de Estado ou de Governo. Tem de estar acima disso".

"É uma aliança política, estratégica e militar e que exige uma compreensão recíproca", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório