Proposta de Orçamento regional "vai a reboque" de Lisboa
O PS/Madeira considerou hoje que a proposta de Orçamento regional para 2014 "vai a reboque" de Lisboa, alertando que o próximo ano continuará a ser marcado pela "demasiada austeridade".
© DR
Economia PS/Madeira
"Nós estamos perante um orçamento que vai a reboque daquilo que são as indicações de Lisboa e as indicações do plano de ajustamento económico e financeiro da Madeira", afirmou o presidente do grupo parlamentar socialista na Assembleia Legislativa da Madeira.
No Funchal, no final de uma reunião com o secretário do Plano e Finanças da Madeira, Ventura Garcês, no âmbito dos encontros entre o governante e representantes dos partidos para a preparação do Orçamento regional, Carlos Pereira considerou aquela uma "má notícia".
"É um orçamento que mantém a redução dos rendimentos para as famílias e o aumento dos impostos para as famílias e para as empresas e, portanto, isto significa que 2014 será outra vez um ano de demasiada austeridade, que terá consequências negativas no desemprego e na economia", adiantou o deputado.
Segundo Carlos Pereira, "não é um orçamento que perspectiva o futuro da região e que possa dar esperança relativamente àquilo que acontecerá depois deste plano de ajustamento", pelo que se está perante "uma espécie de buraco negro sobre o que fazer com uma dívida que ainda será na ordem dos seis mil milhões de euros depois de 2014".
"Isto é algo que nos preocupa bastante e não vemos neste Governo e nesta secretaria nenhuma ideia sobre essa matéria", continuou.
Para o responsável, o Orçamento regional para o próximo ano deveria incluir "medidas indispensáveis para que a economia dê mostras de dinâmica suficiente para contrariar um dos fenómenos mais brutais que se passa hoje na Madeira, que é o crescimento do desemprego".
"Isso é absolutamente essencial que aconteça", declarou, defendendo, ainda, na proposta de Orçamento a inclusão de "uma agenda de complementos", com medidas para "apoiar aqueles que estão a ser mais massacrados por esta crise que o Governo tem vindo a desenvolver na Região Autónoma da Madeira".
Na reunião, estiveram ainda o deputado Maximiano Martins e o diretor regional de Orçamento e Contabilidade, Ricardo Rodrigues.
A proposta de Orçamento da região será discutida na Assembleia Legislativa da Madeira entre 17 e 20 de dezembro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com