Execução orçamental e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia
Tome nota dos principais temas da Economia que marcam a agenda desta sexta-feira, dia 25 de outubro.
© iStock
Economia Agenda
- DGO divulga hoje execução orçamental até setembro
A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga, esta sexta-feira, a síntese de execução orçamental até setembro, depois de ter registado um excedente de 402 milhões de euros em agosto, em contabilidade pública. O excedente em agosto representou uma melhoria de 982 milhões de euros em comparação com o período homólogo, explicada pelo crescimento de 4,6% da receita, superior ao da despesa, que foi de 2,7%.
- Megaoperação do Fisco chegou a 3.700 oficinas do país
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) efetuou na quinta-feira uma ação de fiscalização a 3.700 oficinas, a nível nacional, com o objetivo de "identificar de situações de incumprimento e apoiar à respetiva regularização". A AT explica em comunicado que tem vindo a desencadear várias ações com o objetivo de "apoiar e promover o cumprimento voluntário das obrigações tributárias, declarativas e de pagamento".
- Como evoluiu a procura turística dos residentes?
O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga, esta sexta-feira, a procura turística dos residentes no segundo trimestre deste ano. No ano passado, as viagens turísticas dos residentes portugueses desaceleraram no segundo trimestre, ao crescerem 2,1%, contra 12,1% nos três meses anteriores, atingindo um total de 4,7 milhões.
- Parlamento português abre as portas à próxima legislatura
A Assembleia da República (AR) saída das legislativas de 6 de outubro reúne-se, esta sexta-feira, para eleger a mesa e o presidente do Parlamento, que tem Ferro Rodrigues, do PS, partido mais votado, como candidato único. A primeira reunião da nova Assembleia da República da XIV legislatura - com maioria de esquerda e recorde de dez partidos - tem duas partes, uma de manhã e outra à tarde.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com