De acordo com o Millennium BCP, "esta transação insere-se na estratégia de sair de setores e negócios 'não-core' [não estratégicos]" e de manter "o seu enfoque na atividade de banca comercial e de relação".
O banco acrescenta que a posição "foi vendida em partes iguais a dois acionistas de referência da Global Media Group", sem indicar quais.
Os principais acionistas do grupo Global Media são o grupo KNJ Investment, do empresário de Macau Kevin Ho, e o empresário José Pedro Soeiro. Antes da venda hoje conhecida, ambos detinham 30% do capital cada.
O BCP é acionista do grupo de comunicação social desde 2013, quando converteu créditos em ações no âmbito de uma reestruturação de dívida do grupo.
Também o BES entrou então na estrutura acionista, posição que entretanto passou para o Novo Banco, que detém cerca de 10% do capital social.
Contactada pela Lusa sobre uma eventual alienação da participação, fonte oficial do Novo Banco disse que "não comenta negociações em curso".
A últimas informações conhecidas indicam ainda que o empresário Joaquim Oliveira tem cerca de 20% da Global Media.
O grupo Global Media é dono de Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN), TSF e Dinheiro Vivo, entre outros, sendo o presidente do Conselho de Administração o advogado Daniel Proença de Carvalho