Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

16 países da Ásia e Oceânia esperam finalizar acordo comercial na segunda

Líderes de 16 países da Ásia e Oceânia esperam finalizar na segunda-feira, em Banguecoque, as negociações da Associação Económica Regional Integral (RCEP), um acordo de livre comércio que poderá criar a maior aliança económica mundial.

16 países da Ásia e Oceânia esperam finalizar acordo comercial na segunda
Notícias ao Minuto

21:48 - 01/11/19 por Lusa

Economia Acordo Comercial

A reunião dos líderes da Austrália, China, Coreia do Sul, Japão, Índia, Nova Zelândia e dos dez membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) - Birmânia, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname -- tem em vista um pacto comercial que reunirá cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Os trabalhos preparatórios arrancaram na quinta-feira com reuniões de altos funcionários, sendo esperados na cimeira que se realiza entre sábado e segunda-feira os presidentes e os primeiros-ministros dos vários países.

Até ao momento estão concluídas as negociações de 16 dos 20 capítulos do acordo comercial, disse Jurin Laksanawisit, Ministro do Comércio da Tailândia, em outubro.

O presidente norte-americano Donald Trump é a ausência mais notada na cimeira regional do Sudeste Asiático.

As negociações para a RCEP foram formalmente iniciadas na ASEAN em 2012, no Camboja, e abrangem uma população de 3,4 mil milhões de pessoas, o equivalente a 47% da população mundial.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório