16 países da Ásia e Oceânia esperam finalizar acordo comercial na segunda
Líderes de 16 países da Ásia e Oceânia esperam finalizar na segunda-feira, em Banguecoque, as negociações da Associação Económica Regional Integral (RCEP), um acordo de livre comércio que poderá criar a maior aliança económica mundial.
© iStock
Economia Acordo Comercial
A reunião dos líderes da Austrália, China, Coreia do Sul, Japão, Índia, Nova Zelândia e dos dez membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) - Birmânia, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname -- tem em vista um pacto comercial que reunirá cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.
Os trabalhos preparatórios arrancaram na quinta-feira com reuniões de altos funcionários, sendo esperados na cimeira que se realiza entre sábado e segunda-feira os presidentes e os primeiros-ministros dos vários países.
Até ao momento estão concluídas as negociações de 16 dos 20 capítulos do acordo comercial, disse Jurin Laksanawisit, Ministro do Comércio da Tailândia, em outubro.
O presidente norte-americano Donald Trump é a ausência mais notada na cimeira regional do Sudeste Asiático.
As negociações para a RCEP foram formalmente iniciadas na ASEAN em 2012, no Camboja, e abrangem uma população de 3,4 mil milhões de pessoas, o equivalente a 47% da população mundial.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com