Lucro do Commerzbank recua 8,9% até setembro para 684 milhões de euros
O lucro do Commerzbank diminuiu 8,9% até setembro, para 684 milhões de euros, face a igual período de 2018, após ter aumentado provisões para riscos, anunciou hoje o segundo banco comercial privado da Alemanha e que foi parcialmente nacionalizado.
© iStock
Economia Commerzbank
"Não obstante, no terceiro trimestre [do exercício] verificou-se uma melhoria", refere a instituição financeira em comunicado, realçando que as receitas líquidas dos juros aumentaram 7,2% até setembro, para 3.764 milhões de euros, mas as comissões diminuíram 2,8% para 2.270 milhões de euros.
O resultado operacional caiu 1,5% para 990 milhões de euros em termos homólogos.
O presidente do Commerzbank, Martin Zielke, explicou que pôs em prática a nova estratégia de redução de custos e que o banco aposta no sucesso a longo prazo, mas que no curto prazo estão focados no aumento da rentabilidade.
Zielke afirmou também que "não é possível pensar-se em sonhos" porque, advertiu, as taxas de juro estão baixas, assiste-se a um abrandamento económico e as incertezas geopolíticas são grandes.
No terceiro trimestre, o lucro banco subiu 34,7%, para 294 milhões de euros, em resultado da venda da Ebase, que pertencia à Comdirect Bank, uma subsidiária do Commerzbank.
O banco alemão apresentou um rácio de capital de base de máxima qualidade (CET1) de 12,8% e um rácio de eficiência de 79%.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com