Novembro (também) é mês de pagar IMI. Será que está a pagar a mais?
A última prestação do IMI tem de ser paga até ao final deste mês.
© iStock
Economia IMI
Novembro é o mês de pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para aqueles que pagam mais de 100 euros e optam por efetuar a liquidação em prestações. Quer isto dizer que os contribuintes têm até ao final do mês para pagar esta última prestação.
Porém, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recomenda que os portugueses simulem os seus casos em particular, de modo a perceber se estão (ou não) a pagar a mais.
Se agora já não faz diferença, as boas notícias podem chegar no próximo ano. Se acha que está a pagar mais do que aquilo que deve - pode simular aqui - peça uma nova avaliação da sua casa.
"Desde o início do ano, mais de 26 mil portugueses simularam o valor justo de IMI a pagar pelas suas casas e sete em cada dez confirmaram que estão a pagar imposto a mais. Se apresentarem nas Finanças um pedido para nova avaliação das casas antes de 31 de dezembro, estes proprietários obterão poupanças no IMI já em 2020", refere a DECO, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Em média, sublinhe-se, as poupanças reveladas pelo simulador DECO rondam os 78 euros. Faro, Setúbal, Vila Real, Santarém e Açores destacam-se, com poupanças médias acima dos 80 euros.
Porém, só é possível pedir novas avaliações de três em três anos. Se o fez em 2017 ou 2018, ainda não o pode fazer este ano.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com