A Caixa Geral de Depósitos apresentou lucros de 640,9 milhões nos primeiros nove meses do ano (+73,5%). Os resultados do banco estatal foram revelados esta sexta-feira e dão conta de um exercício bastante positivo quando comparado com o período homólogo. Tratou-se de uma melhoria de mais de 270 milhões de euros.
Segundo a CGD, entre janeiro e setembro, do resultado líquido consolidado apresentado, 481,4 milhões de euros são referentes a resultado da atividade corrente e os restantes 159 milhões de euros do impacto relativo à venda de operações no estrangeiro (Espanha e África do Sul), por reversão parcial de imparidades.
A atividade doméstica beneficiou de uma redução dos custos de estrutura (-39,5 milhões de euros) e pelo agregado de outros resultados de exploração (+89,3 milhões de euros). Também foi alavancada pelo aumento dos resultados de serviços e comissões (+4,2 milhões de euros).
As novas operações de crédito à habitação registaram um aumento de 35%, mais 385 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.
[Notícia atualizada às 17h40]