Faltam poucos dias para a Black Friday e se vai guardar algumas compras para este dia, o melhor é ter em atenção algumas recomendações para evitar ser vítima de fraude ou comprometer o seu orçamento. O Portal da Queixa revela como evitar sete erros. Tome nota:
- Não compre o que não precisa - "Como o produto está mais barato a tendência é comprar em excesso 'porque pode fazer falta'. Saiba identificar se de facto o produto vai dar jeito e se vale a pena."
- Partilhe a sua experiência com outros consumidores - "A partilha de uma experiência de consumo, quer seja positiva ou negativa, pode trazer bastantes benefícios não só para outros consumidores como também ajudar o próprio a melhorar a sua experiência."
- Desconfie do que é demasiado bom para ser verdade - "Adquirir produtos caros e sofisticados a preços muito baixos é o principal objetivo na Black Friday, mas tem de saber identificar quais são as ofertas reais das fraudulentas. Primeiro, tente saber o preço original do produto pré-Black Friday. De seguida, tente definir uma meta de quanto estaria disposto a pagar por aquele produto, sem fugir muito à realidade."
- Não agir de cabeça quente - "Imagine que viu um produto com excelente preço numa loja e comprou, obtendo a promessa de que seria o mais barato no mercado naquele momento. Contudo, noutra loja ali do lado verificou que o preço estava ainda mais baixo. Antes de sair disparado para exigir satisfações, procure antes compreender se não haverá diferenças (por exemplo, na outra loja ser um último produto) ou até tentar encontrar uma solução com a loja onde adquiriu o produto."
- Avalie a sua situação - "Por vezes, não sabemos bem as condições ou a forma como o nosso amigo conseguiu aquele excelente negócio. Por isso, na hora de procurar o mesmo negócio, avalie bem a situação."
- Pesquise sempre antes de comprar - "Tente sempre, despender um pouco de tempo para pesquisar. Só o irá ajudar a tomar as melhores decisões."
- Reclame sempre os seus direitos - "Experiências negativas todos temos. No consumo é normal que tal possa acontecer. O problema é deixar-se levar pelo orgulho e não procurar a forma de tentar resolvê-lo. Nesse caso, arrastará um problema que se pode resolver facilmente."