O empresário Joe Berardo deverá manter as condecorações que recebeu por parte do Estado português, sendo apenas sujeito a uma repreensão, de acordo com a notícia avançada esta sexta-feira pelo Jornal Económico.
O semanário adianta que o Conselho das Ordens Honoríficas (COH), presidido por Manuela Ferreira Leite, vai reunir a 20 de dezembro para tomar uma decisão final quanto às sanções a aplicar ao empresário madeirense.
Berardo deverá assim manter as condecorações da Ordem do Infante D. Henrique e da Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, de acordo com fonte próxima do processo contactada pelo Jornal Económico.
De recordar que o empresário pediu o arquivamento do processo de retirada de comendas instaurado na sequência da sua ida ao parlamento em 10 de maio, de acordo com o requerimento de defesa a que a Lusa teve acesso.
De acordo com a defesa de Joe Berardo, assinada pelo advogado Paulo Saragoça da Matta, a nota de culpa direcionada ao empresário diz respeito "à descrição dos atos prévios" à instauração do processo disciplinar, e não a uma descrição do "concreto comportamento" do empresário na Assembleia da República.