Galamba sublinha redução dos preços da luz. "Objetivo é continuar"
João Galmba destaca que entre 2015 e 2019 os preços da eletricidade baixaram 8,3% em Portugal, enquanto subiram 6% na UE.
© Gerardo Santos / Global Imagens
Economia Galamba
O secretário de Estado da Energia, João Galamba, apoiou-se nos dados do Eurostat para comparar as variações dos preços da eletricidade em Portugal e comparando-a com as da União Europeia (UE). A conclusão? "Os preços desceram 8,3% em Portugal, enquanto subiram 6% na UE" entre 2015 e 2019.
Numa publicação na rede social Facebook, o secretário de Estado recorda que, tendo em conta estas percentagens, o "diferencial de preços entre Portugal e a UE melhorou cerca de 14 pontos percentuais", pode ler-se.
Ainda assim, sublinhe-se, dados da agência de estatísticas da UE revelaram, na semana passada, que Portugal continua a ter uma das faturas mais 'pesadas' entre os vários países da UE.
E, também por isso, o objetivo do atual Governo passa por dar continuidade à trajetória de redução dos preços:
"Esta tendência é o reflexo da aposta do governo na implementação de medidas no sentido de reduzir o preço da eletricidade para os portugueses e reduzir o diferencial de preços face a UE. O objetivo é continuar e reforçar a trajetória iniciada em 2015", pode ler-se.
Leia Também: Descida do IVA na eletricidade seria "uma excelente notícia"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com