Os motoristas e as empresas transportadoras vão assinar um novo acordo na sexta-feira, por volta das 10h00, na presença do ministro das Infraestrututras, Pedro Nuno Santos, conforme fez saber o porta-voz da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), esta quinta-feira.
De acordo com a TSF, que teve acesso ao documento, quando o tempo de espera de duas horas for ultrapassado e caso o atraso seja da responsabilidade de quem envia ou de quem recebe a mercadoria, a empresa transportadora passa a ter direito a uma indemnização por cada hora em que o motorista está parado.
Os valores variam entre os 14 euros e os 34 euros por hora a nível nacional e estão ainda dependentes da categoria de pesado a que diz respeito.
Na rede social Facebook, o porta-voz da ANTRAM diz que o acordo será assinado entre os setores da indústria, logística, distribuição, trabalhadores e transportadores, com um "compromisso sério e empenhado do Governo, [que] mudam o rumo para melhor. Muito melhor", pode ler-se.