Entrada da Merlin na bolsa de Lisboa pode abrir caminho a novas cotadas
A admissão da sociedade de gestão de imobiliário espanhola Merlin Properties na bolsa de Lisboa poderá abrir caminho para que outras empresas avancem, disse hoje a presidente da Euronext Lisbon, Isabel Ucha.
© Reuters
Economia Euronext
Falando na abertura da cerimónia de lançamento da admissão da Merlin Properties na bolsa de Lisboa, cujas ações começam a ser negociadas a partir da sessão desta quarta-feira, dia 15 de janeiro, Isabel Ucha referiu que o regime das sociedades de investimento de gestão imobiliária (SIGI) "tem gerado bastante interesse", considerando que o passo dado pela espanhola "abre caminho" à entradas de novas cotadas.
Cotada em Espanha, a Merlin Properties chega à bolsa de Lisboa através de 'dual listing' -- o que significa que as ações negociadas em Espanha são as mesmas que passam a negociar na praça lisboeta --, sendo a primeira sociedade de investimento imobiliário a faze-lo.
Depois da entrada na bolsa de Lisboa, que já tinha sido sinalizada por responsáveis da Merlin em outubro e que foi oficializada através de uma comunicação ao mercado em 09 de janeiro, o próximo passo é integrar o PSI20, o principal índice da bolsa de Lisboa.
Salientando que não existe qualquer regra que impeça uma empresa em 'dual listing' de entrar no principal índice bolsista nacional, o PSI20, Isabel Ucha precisou que esta avaliação é feita tendo em conta a capitalização bolsista e a liquidez.
Tendo em conta critérios como o da liquidez, precisou, a entrada no PSI20 estará, assim, dependente do interesse dos investidores e do número de transações que se venha a realizar durante o período que será considerado nesta avaliação.
A Merlin Properties detém uma carteira de ativos de cerca de mil milhões de euros em Portugal que inclui vários edifícios de escritórios, a plataforma logística de Lisboa Norte e dois espaços comerciais, incluindo o Almada Fórum e o Monumental.
A Merlin é a maior empresa imobiliária cotada na bolsa espanhola, com uma capitalização aproximada de 6.000 milhões de euros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com