Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
12º
MIN 13º MÁX 18º

Portagens podem ajudar a cobrir dívida do Estado

Uma excepção à lei pode estar a caminho para compensar a dívida do Estado nas Parcerias Público Privadas (PPP), designadamente das concessões rodoviárias. De acordo com o Jornal de Negócios, está a ser negociado o recurso ao dinheiro das portagens, por parte das concessionárias, para compensar os créditos com o Estado e, em simultâneo, aligeirar os rácios de cobertura do serviço de dívida.

Portagens podem ajudar a cobrir dívida do Estado
Notícias ao Minuto

08:46 - 04/12/13 por Notícias Ao Minuto

Economia PPP

Está em cima da mesa de negociações a possibilidade de as concessionárias de auto-estradas recorrerem à compensação de créditos através do dinheiro da cobrança de portagens, avança hoje o Jornal de Negócios.

As concessionárias conseguiriam, deste modo, aligeirar os rácios de cobertura do serviço de dívida, sem provocar qualquer impacto entre os diferentes envolvidos no processo de negociação e alcançando uma redução dos encargos de cerca de 300 milhões de euros ainda este ano.

Porém, explica o Jornal de Negócios, apesar de a lei geral prever que qualquer credor, que seja também devedor, como é o caso do Estado, possa proceder à compensação de créditos, a mesma não se aplica às concessões rodoviárias. Pelo que, as concessionárias de auto-estradas estão, neste momento, impedidas de reter essas verbas.

Mas, a confirmar-se esta intenção, tratar-se-ia de abrir nova excepção à lei geral. O que, segundo o Jornal de Negócios, é relativamente consensual entre os envolvidos neste processo e permitiria reforçar a posição creditícia dos bancos, ao mesmo tempo que aligeirava as condições do modelo financeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório