"Os números falam por si: É o 3º ano consecutivo que convergimos com UE"

O primeiro-ministro considerou hoje que a economia portuguesa registou um crescimento de 2% em 2019, que foi "particularmente forte" na parte final do ano e acima das previsões de analistas e dos principais organismos internacionais.

Notícia

© Reuters

Lusa
14/02/2020 15:29 ‧ 14/02/2020 por Lusa

Economia

António Costa

Esta posição foi transmitida por António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter, depois do Instituto Nacional de Estatística (INE) ter estimado que a economia portuguesa cresceu em 2019 uma décima acima das previsões do próprio Governo.

"Acima das previsões e superando as expectativas dos analistas e principais organismos, a economia portuguesa cresceu 2% em 2019, com um final de ano particularmente forte. Os números falam por si: É o terceiro ano consecutivo em que convergimos com a União Europeia", escreveu o primeiro-ministro.

Segundo António Costa, a divulgação destes dados constitui uma "boa notícia para Portugal".

"É o resultado do esforço das empresas e dos trabalhadores portugueses. Confirma que estamos no caminho certo", sustentou António Costa.

De acordo com o INE, no quarto trimestre de 2019 o PIB nacional cresceu 2,2% em termos homólogos (comparação com o mesmo período de 2018) e 0,6% em cadeia (relativamente ao terceiro trimestre de 2019).

Os números hoje divulgados pelo INE superam em uma décima os estimados pelo Governo, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Conselho das Finanças Públicas, mas estão em linha com a previsão do Banco de Portugal e da Comissão Europeia.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas