A dívida pública na ótica de Maastricht - que é a que conta para Bruxelas - aumentou para 255.369 milhões até fevereiro, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Em janeiro, recorde-se, a dívida pública tinha sido de 252,3 mil milhões, o que significa um aumento de cerca de três mil milhões.
A dívida pública tinha iniciado uma trajetória de redução em setembro de 2019, que durou até ao virar do ano. Este é, por isso, o segundo acréscimo consecutivo do valor da dívida pública.
"Em fevereiro de 2020, a dívida pública situou-se em 255,4 mil milhões de euros, aumentando 3,0 mil milhões de euros relativamente ao mês anterior. Para este acréscimo contribuiu o aumento dos títulos de dívida (2,7 mil milhões de euros) e das responsabilidades em depósitos (0,4 mil milhões de euros), por via, principalmente, de certificados do Tesouro", pode ler-se no comunicado do BdP.
Os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 3,3 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos diminuiu 0,3 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 234,7 mil milhões de euros.