O grupo CUF está a enviar um email aos utentes a apelar a que os mesmos não adiem os cuidados de saúde e as consultas por causa da situação atual que o país vive. É preciso continuar atento aos sintomas e não os ignorar, porque "há vidas e doenças além da Covid-19".
Num dos emails, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso, a CUF sublinha a importância do recolhimento, para conter a propagação da Covid-19, nas também alerta que podem surgir outras complicações de saúde. É preciso estar atento e não adiar.
"Os partos não são adiáveis; os AVC e enfartes não se fazem esperar; as doenças crónicas continuam crónicas a necessitar de observação; os tratamentos oncológicos não devem ser interrompidos; os exames importantes continuam a ser importantes e mais vitais se tornam a cada adiamento", refere o grupo.
Isto acontece numa altura em que, segundo a CUF, "muitas pessoas com problemas de saúde estão, na presença de sintomas relevantes, a evitar a urgência e a atrasar consultas e exames essenciais, ou seja, a adiar o que é urgente e importante". Se é o seu caso, "não o faça. Não ignore e não adie o que é urgente e importante", apela o grupo de hospitais privados.
De sublinhar que há já vários hospitais que disponibilizam teleconsultas, o que pode ser uma opção para aqueles que não podem mesmo sair das suas casas. A ADSE também anunciou que começa a comparticipar as teleconsultas a partir desta quinta-feira, dia 9 de abril. Informe-se junto de um hospital ou do seu seguro de saúde sobre quais as melhores soluções para si.