Nos próximos dias, as microempresas vão poder aceder a apoios para retomar a atividade, depois da paralisação por causa do novo coronavírus, sendo que o Governo vai lançar uma linha de 50 milhões de euros para este efeito.
O anúncio foi feito pelo ministro do Planeamento, Nelson Souza em entrevista ao Público e à Renascença, detalhando que o apoio, "particularmente vocacionado para os setores do comércio, do comércio tradicional, da restauração e dos serviços de natureza pessoal", é até 80% a fundo perdido.
"Estamos a estudar o lançamento de iniciativas de dinamização do investimento, no valor de 50 milhões de euros, para modernizar as micro e pequenas empresas de modo a adaptarem-se aos novos requisitos desta fase de desconfinamento. Dentro de dias, vamos pôr em prática um sistema ultra-rápido para que as empresas possam responder às novas exigências sanitárias e vamos estudar outros mecanismos complementares com pequenas obras que dinamizem um segmento ainda mais micro de investimentos", disse o ministro.
Ao abrigo deste programa, cada empresa irá receber entre três e cinco mil euros, de acordo com o governante.