Já foram aprovados 10,6 milhões de euros em apoios no âmbito do programa Adaptar, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Economia, esta terça-feira. Este valor corresponde ao apoio a 3.465 empresas e os montantes começaram a ser pagos na segunda-feira, dia 25 de maio.
Até ao momento, revela a tutela, foram "dadas ordem de pagamento no valor de 1,2 milhões de euros".
De sublinhar que o programa Adaptar tem como objetivo apoiar as empresas para a "adaptação aos novos modelos de funcionamento nesta fase de reabertura de grande parte da atividade económica nacional, garantindo o cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias", lembra o gabinete do ministro Siza Vieira.
No caso das microempresas (até 10 trabalhadores), o Adaptar contempla um apoio em 80% a fundo perdido para despesas entre os 500 e os 5.000 euros, sendo elegíveis as realizadas desde 18 de março, data da declaração do estado de emergência.
Na segunda-feira, a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, defendeu que a verba do programa Adaptar para apoiar microempresas na higiene e na segurança, devido à pandemia de covid-19, deve subir de 50 para 100 milhões de euros.